Bem, pessoal, faz muito tempo meeeesmo que não venho por aqui e o que me motivou foi algo que não é de hoje que vem sendo discutido: o fim do mundo. Segundo o que a maioria dos pirados anda dizendo, o mundo irá acabar no dia 21 deste mês neste mesmo ano. A partir disto e de umas conversas que tive, resolvi pesquisar sobre o assunto e discutí-lo aqui.
A história é a seguinte: para manter datas sobre períodos mais longos que 52 anos (tempo equivalente aos 18.980 dias que a antiga roda calendárica Maia poderia distinguir), foi criado o calendário da contagem longa. O que seria isso? Este calendário pode identificar uma data contando um número de dias a partir da criação Maia. Como o próprio nome já diz, é uma contagem longa, a qual é dividida em unidades de contagem. Resumidamente, 360 dias (k'in) correspondem a 18 Winals que equivalem a 1 Tun. 20 Tun's formam um k'atun que, por sua vez, 20 deles formam um b'ak'tun, ufa! Onde quero chegar com isso? Simples ou não: o dia 21 de dezembro de 2012 representa o fim, de fato, mas do 13º B'ak'tun. Esta última unidade não é a maior e, de acordo com o próprio calendário de contagem longa, não significa o fim do mundo, já que a contagem do B'ak'tun se encerra no 20º e dá início a uma unidade superior.
Uma interpretação errônea como esta está desencadeando vários transtornos ao redor do mundo. Em países como a Rússia, por exemplo, o governo foi obrigado a intervir para evitar tragédias. A própria NASA (Agência Especial Americana) também viu-se obrigada a dar seu parecer científico, após receber uma enxurrada de cartas perguntando a respeito do fim do mundo e a apresentarem até mesmo ameaças de suicídio. Os cientistas confirmaram que não há nenhuma hipótese de que exista qualquer outro planeta que possa vir a se chocar com a Terra, nem mesmo que possa acontecer uma tempestade solar no fim de 2012. Ainda sobre o assunto, a NASA esclarece que o calendário Maia funciona como o nosso, o que quer dizer que, se um ano termina no dia 31 de dezembro, não quer dizer que outro ano não possa começar e o ciclo se repita. Particularmente, eu concordo com isso, não só por ser uma afirmação da NASA, até porque quem me conhece sabe que não sou a maior fã da ciência. Enfim, o que este calendário quer dizer, de fato? De acordo com a diretora executiva da organização de pesquisa mesoamericana FAMSI, Sandra Noble, para os antigos Maias, o fim de um ciclo completo sempre representava um motivo de celebração, e que essa história de fim de mundo é pura invenção e apenas uma forma de muita gente ganhar dinheiro com a divulgação de tal catástrofe.
Pois bem, meus amigos, mesmo com tudo o que disse acima, o objetivo da minha postagem não é de esclarecer que o mundo não irá acabar. Se vocês quisessem somente saber disso, procurariam no Google. Como diz o título do meu post, o fim do mundo é uma possibilidade. Aí você me pergunta: mas como, Priscilla, retardada, você não acabou de dizer que o calendário de contagem longa está determinando o fim de mais um B'ak'tun e o início de um novo ciclo? Sim, foi isso que eu disse. Essa possibilidade se deve à forma como estamos conduzindo nossas vidas neste planeta não mais tão azul. Só eu acho que todas essas teorias de Apocalipse, fim do mundo, estão ligadas a um mecanismo de fuga inconsciente da maioria de nós? Pois, vejamos bem, parece mais aceitável saber que o mundo acabará por conta de meteoros, colisões, explosões, dilúvios ou queimadas provocadas por castigo divino, do que creditar esta finitude às nossas atitudes. Certamente está chovendo demais em alguns lugares e de menos em outros; certamente estão acontecendo mais terremotos que o normal, mais maremotos que o normal, mais guerras que o normal. Mas será que isto se deve a castigos de um ser/força superior? Sei que sou suspeita pra falar, mas, como diz uma música do Muse:
"Uma economia baseada em crescimento infinito é... INSUSTENTÁVEL".
Por fim, depois deste texto bíblico, quero deixar claro meu objetivo: resgatar-nos para nossas responsabilidades. A natureza tem suas limitações; nós temos nossas limitações. O mundo está quente demais? Já ouviu falar numa coisinha chamada Camada de Ozônio? Creio que na 5ª série (ou antes) a maioria de nós estudou isso. Alguém ainda lembra o que acontece com ela quando os níveis de poluição aumentam? Creio que eu não precise lembrar. Se eu precisar, tome vergonha nessa cara e pesquise! Aí você pergunta: e como você explica o excesso de chuvas, Priscilla? Tome vergonha e pesquise de novo, porque você deveria saber. O fato é que todos temos consciência do quanto estamos acabando com o mundo, mas poucos se importam em tentar mover um músculo a favor da causa. Engraçado que são atitudes mínimas e não nos damos conta. O fim do mundo pode estar mais próximo do que nós imaginamos. Ele está na busca excessiva de capital, que conduz à exploração demasiada dos bens naturais, na poluição do meio ambiente, nas disputas por poder que se traduzem em guerras. De modo ainda mais claro, o fim do mundo está em suas mãos; nossas mãos. Celebre o fim deste 13º B'ak'tun e faça algo de útil no próximo. Vamos dar uma chance para as nossas próximas gerações e para este planeta que tanto nos aturou.
Abraços e até o dia 21/12/12, estarei sambando na cara de quem chorou por isso :DD
__________________________ // _____________________________
Nota rápida: se existisse Facebook nos outros séculos, todo fim de ciclo de um B'ak'tun seria um inferno! Parem de compartilhar porcarias e tentar suicídio, obrigada!
Fontes:

Super conscientizador e esclarecedor. Gostei muito do post, já disse que se fosse pra você escrever um artigo científico se daria bem. Ótima postagem, teor crítico muito legal. ;]
ResponderExcluirBeijos, meu amor.
Nhá, obrigada, Lê <3
ResponderExcluirMuito bom, MEU amor.
ResponderExcluirs2
ExcluirAmeeeeeeeeeeeeeeeei, velho muito bom mesmo !Mostrou os dois lados da coisa, não só defendeu um lado, enfim, não poderia também ter escolhido uma hora melhor pra voltar a escrever ! Amei mesmo.
ResponderExcluirobrigada, quenguinhaaa (L)
ExcluirAmeeeei o texto, principalmente a ultima parte *---*
ResponderExcluirNi :*
*-* s2
Excluir